André Marie Ampère
(1775 - 1836)Ampère nasceu em 1775, em Polemieux-Le-Mont-d'Or, uma herdade próxima a Lyon. Seu pai, abastado comerciante nessa cidade, tinha em mira proporcionar-lhe uma educação tão completa quanto possível, inclusive uma sólida formação religiosa. Como não queria que o filho adquirisse, ao lado dos ensinamentos religiosos, uma carga adicional de preconceitos, resolveu supervisionar ele próprio essa educação, confiando na ajuda de uma vasta biblioteca, que Ampère, aos onze anos, já havia lido inteiramente.
A 18 de setembro de 1820, Ampère apresentou à Academia suas primeiras observações sobre a ação magnética das correntes elétricas. O interesse pelo assunto lhe fora despertado na sessão anterior da Academia, quando Oersted divulgou seus primeiros trabalhos referentes ao magnetismo. Em poucas semanas, Ampère demonstrou que as correntes elétricas se atraem ou se repelem mutuamente, descrevendo também as leis que regem o fenômeno. Essa descoberta eliminou da Ciência a idéia dos "fluidos magnéticos", entidades obscuras e misteriosas, que eram responsabilizadas pelas propriedades magnéticas da matéria.
No ano de 1827, escreveu a Teoria matemática dos fenômenos eletrodinâmicos, deduzida unicamente da experiência, obra em que conclui suas pesquisas sobre a eletricidade e o magnetismo. Constitui a síntese de suas comunicações à Academia, feitas de junho de 1822 a novembro de 1825. Nesse trabalho, Ampère explica os fenômenos estudados por meio da hipótese de uma interação newtoniana entre elementos de corrente. Essa interação existia em função da distância e dos ângulos que os elementos vetoriais da corrente formavam entre si e com o raio vetor que os separava. Porém, tal hipótese não podia ser verificada na prática, como ele preferiria. pois, se é fácil medir a força exercida por uma corrente elétrica sobre uma parte móvel de um circuito elétrico (suficientemente pequena para poder ser considerada como um elemento de corrente), é impossível isolar simultaneamente dois desses elementos e separar sua interação das que se devem às outras partes do sistema.
Em sua última obra, pouco antes de morrer em 1836, Ampère empreendeu uma classificação analítica de todo o conhecimento humano. Figurou também entre os partidários da recém-enunciada teoria atômica da matéria. Em homenagem a Ampère, que Maxwell apelidou "o Newton da Eletricidade", a unidade de intensidade da corrente elétrica leva seu nome


2 comentários:
eu curso o 1° ano e queria saber se não preciso estudar "Termofísica" ?
[/ pipoca sempre Facilitando minha vida (h'
Postar um comentário